Educação Infantil – Estímulo para crescer

 

No Colégio Trevo, a Educação Infantil é a fase da descoberta. Além do aprendizado,trabalhamos o desenvolvimento da cognição, da autonomia, das habilidades motoras e da capacidade de conviver.

Para atingir esses objetivos, o trabalho desenvolve-se por meio de quatro eixos, permeados pela afetividade:

1 . Brincadeiras e jogos que promovem o faz de conta, desenvolvendo o raciocínio lógico, a comunicação e a socialização;

2. Pesquisa, que proporciona a descoberta do mundo;

3. Histórias, que estimulam a imaginação e o contato com o universo literário;

4. Arte, que desenvolve a sensibilidade estética e a criatividade.

Matriz Curricular

Mini Maternal – G2 (para alunos que completam 2 anos até 31 de março): Desenvolverá aspectos físicos, sociais, psicológicos e intelectuais dos alunos.

Maternal – G3 (para alunos que completam 3 anos até 31 de março): Áreas do conhecimento: Artes Visuais, Educação Musical, Hábitos de Higiene, Linguagem Oral e Escrita, Conhecimento Matemático, Movimento, Natureza e Sociedade, Psicomotricidade, Estações Pedagógicas, Hora do Conto e Culinária.

Jardim I – G4 (para alunos que completam 4 anos até 31 de março):  Áreas do conhecimento: Artes Visuais, Educação Física, Educação Musical, Hábitos de Higiene, Língua Inglesa, Linguagem Oral e Escrita, Conhecimento Matemático, Natureza e Sociedade, Estações de Brincadeiras, Hora do Conto  e Culinária.

Jardim II – G5 (para alunos que completam 5 anos até 31 de março): Áreas do conhecimento: Artes Visuais, Educação Física, Hábitos de Higiene, Língua Inglesa, Linguagem Oral e Escrita, Conhecimento Matemático, Natureza e Sociedade, Estações de Brincadeiras, Hora do Conto e Culinária.

Projetos especiais e Diferenciais

  • Projeto Mind Lab – Jogos de raciocínio.
  • Programa Bilíngue: Aulas de Língua Inglesa 5 vezes por semana.
  • Projeto Oficina de Texto.
  • Projeto Leitura.

Horário: das 13h10min às 17h30min.

 

Ensino Fundamental Séries Iniciais – Ler e escrever no tempo certo

No Colégio Trevo, o Ensino Fundamental – Anos Iniciais são marcados pela formação de valores. O aprendizado passa por aspectos lúdicos e é permeado pela afetividade. O objetivo é desenvolver repertório de códigos de linguagens, raciocínio lógico e crítico, sensibilidade estética, expressão corporal e análise dos fenômenos ocorridos diariamente.

Ao ingressar no Ensino Fundamental, o aluno é inserido em um espaço de inúmeros estímulos, que buscam não só despertar novas interações e criar conhecimentos, mas também ampliá-los por meio das múltiplas linguagens e trabalhá-los de modo cooperativo, usufruindo da criatividade, do encantamento pelo mundo da leitura e do desenvolvimento do raciocínio lógico.

Ao vivenciar e explorar diferentes situações na vida escolar, o aluno constrói a capacidade de decodificar e interpretar suas experiências. É com o uso da linguagem que o estudante obtém melhor entendimento do mundo, além de refletir e questionar tudo o que já lhe é conhecido, promovendo, assim, a aprendizagem.

No Colégio Trevo, espera-se que os alunos desenvolvam aspectos cognitivos e emocionais, ampliando o autoconhecimento por meio de momentos lúdicos e contextualizados. Os educadores da instituição buscam trabalhar para que cada estudante seja um ser único e coletivo, particular e global. E, acima de tudo, espera-se que cada aluno seja uma criança feliz.

Diferenciais

  • Compromisso em ampliar o conhecimento e aprofundar os conteúdos adquiridos no nível anterior;
  • Os alunos são incentivados a aprimorar as capacidades de comunicação e de interação;
  • Consolidação do hábito de estudo;
  • Iniciação em projetos científicos, artísticos e esportivos.
  • Avaliações e lições de casa, que estimulam o hábito de estudo.
  • Projeto Mind Lab – Jogos de raciocínio.
  • PES – Positivo English Solution – Um curso de Inglês completo – Seu filho Bilíngue.
Matriz curricular
  • Matriz curricular: Arte, Ciências, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

Projetos especiais

  • Projeto de Hábito de Estudo;
  • Olimpíadas de Matemática;
  • Oficina de Texto;
  • Projeto de Leitura e Escrita;
  • Oficina de Leitura e Redação;

Horário: das 13h10min às 17h30min.

 

Ensino Fundamental Séries Finais – Descobrindo a independência

Os Anos Finais do Ensino Fundamental são a fase em que os alunos passam por grandes mudanças físicas e psicológicas. Assim, para que o aprendizado seja significativo e prazeroso, são utilizadas práticas pedagógicas inovadoras, pensadas para estimular a reflexão: quando as informações fazem sentido para o aluno, elas se transformam em conhecimento, propiciando autonomia e motivação para os próximos passos.

No Colégio Trevo, o Ensino Fundamental – Anos Finais é a fase marcada pelo estímulo à criatividade. Para isso, neste nível de ensino, a instituição propõe aulas que incentivem autonomia e desenvolvimento dos estudantes, aliados a atividades científicas, esportivas e culturais. O objetivo é criar jovens conscientes e atuantes, aptos a serem agentes transformadores do futuro.

Diferenciais

  • Compromisso em ampliar o conhecimento e aprofundar os conteúdos adquiridos no nível anterior;
  • Os alunos são incentivados a aprimorar as capacidades de comunicação e de interação;
  • Consolidação do hábito de estudo;
  • Iniciação em projetos científicos, artísticos e esportivos.
  • Avaliações e lições de casa, que estimulam o hábito de estudo.
  • Projeto Mind Lab – Jogos de raciocínio.
  • PES – Positivo English Solution – Um curso de Inglês completo – Seu filho Bilíngue.
Matriz Curricular
  • Matriz curricular: Artes, Música, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Literatura, Oficina de Leitura e Redação.

Projetos especiais

  • Projeto de Hábito de Estudo;
  • Olimpíadas de Matemática;
  • Oficina de Texto;
  • Projeto de Leitura e Escrita;
  • Oficina de Leitura e Redação;
  • Aulas de reforço.

Horário: das 7h30min às 12h15min.

 

Ensino Médio – Motivação para vencer

 

Motivação para vencer

Para entrar na universidade, o estudante necessita de uma boa e eficiente preparação pré-vestibular. Esta é a proposta do Ensino Médio Positivo, um dos cursos pré-vestibulares que mais aprova nas principais instituições de Ensino Superior do Brasil.

O Ensino Médio Positivo dispõe de uma equipe de professores com  anos de experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação do vestibular.

No Colégio Trevo, o Ensino Médio é a fase de consolidação da preparação para exames de admissão em instituições de Educação Superior e para a vida universitária, assim como de formação do estudante como cidadão autônomo, responsável e ético.

O ciclo da Educação Básica se encerra com a passagem do aluno pelo Ensino Médio, consolidando a formação do estudante como um cidadão autônomo, responsável e ético.

Não obstante, proporciona, além da base de cultura geral, uma formação que possibilita ao educando integrar-se na comunidade, mediante a preparação e orientação básica para seu futuro ingresso no mundo do trabalho, com as competências que permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo.

Diferenciais

  • Simulados, avaliações  e tarefas, que estimulam o hábito de estudo;
  • Professores sempre por perto;
  • Semana de provas com questões no formato do Enem ao fim de cada bimestre;
  • Pelo menos um simulado por bimestre, com questões no formato das provas do Enem e de vestibulares;
  • Projeto de Leitura e Escrita;
  • Tarefas on-line.

Projetos especiais

  • Projeto de Hábito de Estudo;
  • Olimpíadas de Matemática;
  • Oficina de Texto.
  • Aulas de reforço.
Matriz curricular
  • Matriz curricular: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Física, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Literatura, Oficina de Redação, Matemática, Química, Sociologia e Língua Espanhola.

Horário

Aulas das 7h30 às 13h, de segunda a sexta-feira.

 

High School Americano

O programa Duplo Diploma une os currículos brasileiro e americano. As disciplinas comuns são convalidadas do currículo brasileiro para o americano. As disciplinas americanas que não constarem no currículo brasileiro serão ministradas por professores americanos, num ambiente virtual, com professores da Franklin e auxílio de um professor tutor da própria escola aqui do Brasil onde o aluno estuda.

Benefícios

Ter um duplo diploma traz muitos benefícios para os estudantes brasileiros:

  • Conseguir equiparar o nível acadêmico com o de um aluno estrangeiro
  • O mercado de trabalho é mais receptivo para pessoas com diploma americano
  • O processo de ingresso em uma universidade fora do Brasil torna-se mais fácil, de modo que o esforço do estudo vale a pena
  • Maior facilidade de aceite nas melhores universidades do mundo, em especial nos EUA e Canadá
  • O aluno passa a se desafiar com disciplinas e atividades consideradas extras em relação a grade curricular brasileira
  • Com este diploma, além de ganhar fluência no inglês sem comparação com qualquer curso de idiomas, o aluno estará apto a disputar vagas em boa parte das universidades dos Estados Unidos, Canadá e Europa sem a necessidade de passar por testes de proeficiência, como TOEIC e TOEFL

 
Programa Bilíngue

O programa visa a tornar os alunos aptos a falar, compreender, ler e escrever em inglês e, especialmente para os alunos do Colégio Trevo, obtendo médias acima de 7,0 pontos em Língua Inglesa, a prestar exames internacionais de proficiência, ao término do 9º ano.

O PES também agrega material didático específico (em parceria com a National Geographic Learning/Cengage Learning) e assessoria contínua no processo por meio de profissionais qualificados internacionalmente. Com o programa, os alunos do Colégio Trevo interagem fácil e rapidamente com a Língua Inglesa, sem a necessidade de se locomover da escola.
 

PES Kids

Do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, os alunos frequentam às aulas do PES Kids. O PES Kids foi desenvolvido levando-se em consideração a oralidade, que é a forma natural com que uma criança aprende uma língua, por meio de atividades lúdicas e brincadeiras, aliadas ao universo infantil.

O bilinguismo nessa faixa etária favorece a assimilação dos sistemas fonéticos das línguas em questão, com menor interferência da fonética da língua materna na língua estrangeira, mas com mais flexibilidade para a pronúncia de sons de forma nativa ou “quase nativa”, além do fato de a criança estar em fase de conhecer e “nomear” o mundo que a cerca: quando nomeia pessoas, objetos ou lugares em uma segunda língua, a criança é capaz de resgatar esse vocabulário com naturalidade e pronúncia sem ou com pouquíssima interferência da língua materna.
 

PES Junior

Do 3º ao 5º ano, os alunos frequentam às aulas do PES Junior. O PES Junior foi desenvolvido levando-se em consideração a oralidade, a iniciação à escrita e à leitura interpretativa em inglês, por meio de atividades adequadas ao contexto social da criança. O estímulo ao aprendizado do inglês acontece por meio de atividades instigantes e contextualizadas e de material didático especialmente desenvolvido para o ensino de inglês como língua estrangeira para essa faixa etária.
 

PES Teens

Do 6º ao 9º ano, os alunos frequentam às aulas do PES Teens. O PES Teens leva em consideração o conhecimento (meta)linguístico dos alunos, a fim de aprofundar o estudo nas quatro habilidades essenciais de aquisição de uma língua: fala (fluência, pronúncia, prosódia e articulação dos sons), compreensão auditiva (sotaques diversos de falantes de inglês e análise do discurso oral), leitura (textos de inúmeros gêneros e funções sociais) e escrita (informal, neutra e formal). Assim, ao longo de quatro anos de estudo, os alunos estarão aptos a produzir e reconhecer a língua inglesa em vários contextos – prontos para o mundo em que falar inglês é passaporte para fins acadêmicos, profissionais e de lazer.

 

Por trás de uma solução educacional, há uma história construída nas salas de aula com milhares de alunos. É uma história de resultados positivos, concretos, conduzida pela missão de seus gestores e professores de construir um mundo melhor com boas práticas de ensino. O Sistema Positivo de Ensino é parte dessa história de sucesso, referência e inspiração.