Prezados Pais e Alunos,

Baseado no compromisso com a formação do cidadão integral, o Colégio Trevo a partir de 2019, em parceria com a Academia Aliança, Banaba Instituto de Música e Estúdio Luar Dança, oferecerá Atividades Extraclasse opcionais no contraturno escolar.

A prática regular de atividades físicas e intelectuais vem acompanhada de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos no organismo. No caso da criança, obtêm-se melhoras significativas, inclusive no aspecto cognitivo, podendo ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras, desempenho intelectual, raciocínio, velocidade de reação, convívio social, disposição e saúde de um modo geral, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.

Conheça cada uma dessas atividades e os benefícios que a prática da modalidade podem proporcionar ao desenvolvimento do aluno.

Venha participar de uma aula experimental, você é nosso convidado especial!

Aulas de Capoeira



As crianças aprendem a Capoeira brincando, a melhor maneira de manter uma criança em movimento constante. Nas suas brincadeiras a criança mantém contato com pessoas e coisas, armazenam na sua memória, estuda causas e efeitos, resolve roblemas, constrói um vocabulário útil, aprende a controlar suas reações emocionais centralizadas em si mesmas e adapta suas condutas aos hábitos culturais do seu grupo social. Brincar é, portanto, fundamental para um desenvolvimento pleno do ser humano.

Através dessas brincadeiras presentes no ensino da Capoeira para crianças, se favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, autoestima, automatização de movimentos e educa as crianças na administração do tempo e espaço dentro de um movimento. O resultado é uma criança mais desinibida e com mais segurança.

1 – No que se refere aos aspectos físicos, esse esporte oferece às crianças:

  • Resistência aeróbica e anaeróbica.
  • Velocidade
  • Flexibilidade
  • Resistência muscular
  • Desenvolvimento dos reflexos
  • Força e agilidade
  • Equilíbrio, coordenação e ritmo.
  • Tempo de reação simples e complexo
  • Mais capacidade cardiorrespiratória.

2 – No que se refere aos aspectos psicológicos, a capoeira desperta e estimula algumas qualidades das crianças:

  • A atenção e percepção.
  • A criatividade
  • O autocontrole e astúcia
  • A cooperação e o sentido de sociedade
  • A disciplina e o respeito
  • Segurança em si mesma.

Outra vantagem da Capoeira para a criança é que não gera nenhuma frustração com relação à competição, pois o objetivo a ser alcançado é sempre o da auto-superação e não da superação sobre os demais companheiros.

Aulas de Jiu-jitsu


Jiu Jitsu é uma arte marcial japonesa que utiliza uma série de diferentes técnicas e golpes corporais com o objetivo de derrotar ou imobilizar o oponente. Etimologicamente, a expressão japonesa jiu jitsu pode ser traduzida literalmente como “arte da suavidade” ou “técnica da brandura”, uma referência ao caráter e filosofia desta arte marcial: o equilíbrio e o controle total do corpo.

As aulas de jiu jitsu para crianças tem por objetivo melhorar a concentração, proporcionar autoestima, disciplina e saúde com total segurança. Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, nesta modalidade busca fortalecer a relação de amizade, formar o caráter e possibilitar que a criança atinja a adolescência com seus princípios morais já formados. A criança de hoje, é o formador de opinião de amanhã, um bom professor não tem como objetivo formar campeões e sim formar pessoas vitoriosas na vida. Em toda aula e atividade há sempre uma relação muito próxima com a realidade do dia-a-dia, preparando as crianças para o futuro com responsabilidade e segurança.

Benefícios do Jiu Jitsu para as crianças:

  • Controle muscular
  • Aperfeiçoamento do reflexo
  • Desenvolvimento do raciocínio
  • Equilíbrio mental
  • Reforço do caráter e da moral
  • Respeito aos companheiros
  • Senso de disciplina e hierarquia

Aulas de Musicalização



A musicalização infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças e pode começar ainda quando ela são bebês. Além da sensibilidade musical, que é desenvolvida, isso ajuda também em sociabilização, coordenação motora, a aprender a ter disciplina, acuidade auditiva e trabalho em grupo, entre outras características necessárias para viver em sociedade.

O conhecimento musical já vai se formando dentro do útero da mãe, quando o bebê ouve as batidas do coração. Fora dele, a criança experimenta sons produzidos pela boca, faz gestos, dança, canta e constrói o desenvolvimento musical. Por isso, é importante que ela seja estimulada – tanto na escola quanto em casa – a ter contato com a música.

Aulas de Canto Coral



A vivência do canto coletivo propicia aos indivíduos uma experiência de trabalho em grupo, de companheirismo, de aceitação e de igualdade.

Além disso, promove benefícios físicos como o desenvolvimento dos pulmões, a flexibilidade dos órgãos de fonação e o desenvolvimento do raciocínio.

No Colégio Trevo, a atividade de Canto Coral visa desenvolver a percepção musical, aprimorar a técnica vocal e ampliar o repertório, além de promover a socialização, o reconhecimento das próprias características vocais, a compreensão da importância do trabalho em equipe e a familiarização do coralista com princípios básicos de teoria, leitura e escrita musical.

Aulas de Violão



A maioria das crianças é naturalmente atraída por instrumentos musicais, porque ao tocar uma corda de guitarra ou tocar as teclas do piano, elas podem produzir sons com uma simples tentativa. Se você perceber que seu filho acompanha melodias diferentes, eles provavelmente estão em sintonia com a música e também gostariam de aprender a fazer sozinhos. As crianças que aprendem a tocar instrumentos musicais ganham um ótimo passatempo e também desfrutam de uma série de importantes benefícios mentais que os ajudarão a se tornar pessoas mais bem-sucedidas.

Aulas de Iniciação à Dança (baby class)


A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço, além de melhorar sua integração social. Musicalidade, ritmo e criatividade também estão entre os ganhos.

Aulas de Jazz (Infantil)


O Jazz é uma atividade física que traz diversos benefícios para a saúde: modela o corpo, dá flexibilidade, aumenta a resistência, fortalece a musculatura dos braços, das pernas e do abdômen. Também dá ritmo, agilidade e rapidez de raciocínio, além de ajudar a melhorar a autoestima, uma vez que proporciona uma consciência corporal.

Aulas de Street Jazz


O street dance estimula a memória e ajuda no desenvolvimento do equilíbrio da força, da agilidade, da flexibilidade e da resistência. Além disso, aprimora a respiração e a coordenação motora. A dança também é um excelente meio de socialização.