A filosofia do Colégio Trevo baseia-se nos quatro Pilares da Educação descritos pela Unesco:

Aprender a conhecer

infantil

Este pilar é focado principalmente na ideia de como permitir e gerar o aprendizado durante uma vida inteira. Ou seja, ele é mais focado em raciocínio lógico, compreensão, dedução, memória, nos processos cognitivos que permitem que o aprendizado aconteça. Mas além disso, este pilar foca na preocupação de despertar no estudante a vontade de aprender.

 

 

 

 

 

 

 Aprender a fazer

fundamental I

Este pilar é focado principalmente no desenvolvimento das habilidades de comunicação, o que inclui a capacidade de trabalhar com os outros e de gerenciar e resolver conflitos. Com o tempo, graças a tecnologia, modernização e a robótica que substitui o trabalho manual do ser humano, o desenvolvimento requisitado dentro do mercado de trabalho vem se tornando cada dia mais intelectual e para se destacar, a comunicação vem se tornando cada dia mais importante! Mas comunicação é mais do que apenas saber passar uma mensagem, é ser capaz conseguir compreender outros de maneira profunda, incluindo a parte emocional da comunicação.

 

 

 

 

 Aprender a viver juntos

fundamental II

Atitudes e valores pessoais dos estudantes também são abordados. Nesse pilar são trabalhados a cultivação do respeito acima de tudo, o quanto o preconceito é errado, rivalidades milenares ou diárias em situações cotidianas, é o ensino como veículo de promoção à paz, tolerância e compreensão.

A UNESCO diz que essa habilidade deve ser desenvolvida baseada no “descoberta progressiva do outro” pois o desconhecido tende a assustar e isso fica bem claro se observarmos a história mundial! Esse medo acaba se tornando grande criador de preconceitos baseados na superficialidade e primeiras impressões, pois, na realidade, a diversidade humana é maravilhosa e deve ser explorada e venerada, jamais criticada.

A questão é focar no que existe em comum, em situações que proporcionem a oportunidade de todas as diferenças ficarem de lado para um bem comum, assim mostrando que as diferenças, no final das contas, são apenas detalhes. Além disso, trabalhos em grupo como esses incentivam a coletividade e não a individualidade, o que é outro ponto positivo.

Aprender a ser

médio

O “Aprender a ser” destaca a importância da capacidade de autonomia e discernimento acompanhada da responsabilidade pessoal dentro de um grupo. Ou seja, mostra o papel essencial de cada um no todo! Dentro disso está incluído todo o desenvolvimento da criança que foi trabalhado nos outros itens.

Trata-se de um desenvolvimento mais amplo que envolve corpo, mente, inteligência, sensibilidade, senso ético, estético e a consciência da responsabilidade individual dentro da sociedade. É, de forma simplificada, o reflexo do desenvolvimento pessoal de todos os itens anteriores Ou seja, para que este pilar seja executado, todos os anteriores precisam ser cumpridos.

Todos esses pilares da educação são o foco do Colégio Trevo, especialmente o aprender a ser, já que ele engloba os outros pilares e ajuda no desenvolvimento de não apenas bons alunos, mas ótimos seres humanos. Afinal, educação vai além de matemática e língua portuguesa, é quem somos hoje, quem fomos um dia e quem seremos!